Atendimento 24h

Oncologia

Porque devemos preocupar com a ocorrência de câncer nos nossos animais de estimação?

Infelizmente, a incidência de câncer vem aumentando nos últimos anos e hoje já está entre as principais causa de morte dos animais. Existem vários fatores que podem estar relacionados a este aumento, mas, sem dúvida, um dos principais motivos é o aumento da expectativa de vida destes nossos amigos. Cuidados como a realização de vacinas, dietas de alta qualidade, avanços no tratamento de diversas doenças e um acompanhamento veterinário criterioso, possibilitam um aumento considerável na expectativa de vida destes companheiros. Como o câncer é uma doença que acomete principalmente animais idosos, quanto maior a expectativa de vida, maior será o risco de desenvolvimento desta doença. Um estudo mostrou que 45% dos animais com 10 anos ou mais são acometidos por algum tipo de câncer.

Os principais tipos de câncer, entre cães e gatos, são:

• Câncer de mama (nódulos nas glândulas mamárias que acomete principalmente cadelas);
  • Linfoma (câncer que acomete o tecido linfoide);
  • Mastocitoma (manifesta como nódulos de pele);
  • Melanoma (pode ocorrer tanto na pele como na cavidade oral);
  • Carcinomas de pele (acomete principalmente gatos de pelagem branca);
  • Osteossarcoma (acomete osso principalmente de cães de grande porte);

O segredo para o sucesso no tratamento de um animal com câncer é baseado no diagnóstico precoce e uma conduta terapêutica adequada. Muitas vezes a cirurgia é aplicada para remover o câncer e, em alguns casos, este procedimento é curativo. Hoje a quimioterapia é uma realidade na medicina veterinária de pequenos animais e, ao contrário do que ocorre nos humanos, os animais não apresentam tantos efeitos colaterais. Porém, a participação do tutor e o acompanhamento constante do veterinário são imprescindíveis para se chegar a um bom resultado.

O Hospital Veterinário São Francisco de Assis possui o serviço especializado em oncologia veterinária. Apesar de ser uma doença grave, o câncer tem tratamento e a maioria dos tutores que decidem tratar seus animais ficam satisfeitos com os resultados alcançados. Na oncologia veterinária, a qualidade de vida do seu melhor amigo é a nossa prioridade.