Atendimento 24h

31 32929900

Neurologia

A neurologia veterinária, apesar de representar uma das mais altas casuísticas clínica/cirúrgico no hospital de pequenos animais, possui poucos praticantes, talvez por ser uma das áreas mais difíceis e intrigantes. É, portanto, uma especialidade veterinária imprescindível em uma clínica veterinária nos dias de hoje.

O exame neurológico que, geralmente, é dividido em seis etapas, tem como um dos principais objetivos localizar a lesão neurológica do paciente. A localização correta de uma lesão neurológica auxilia o médico veterinário especialista a definir o diagnóstico e encaminhar o paciente para o tratamento adequado.

São várias as doenças neurológicas que podem acometer os cães e gatos e muitas delas necessitam de um atendimento emergencial, como, por exemplo, a discopatia. A discopatia, popularmente chamada de hérnia de disco, é uma condição que pode levar o animal a ficar paraplégico (ausência de movimentação dos membros pélvicos) e até tetraplégico (ausência de movimentação dos quatros membros). Se essa doença for abordada de forma emergencial, as chances de retorno da função motora do paciente pode ser elevada, caso ao contrário, o animal pode ficar com sequelas neurológicas para a vida toda.

Formas avançadas de diagnóstico, que antes se limitavam à medicina humana, como, por exemplo, radiografia digital, mielografia, tomografia e ressonância magnética, já são uma realidade na medicina veterinária, possibilitando diagnósticos mais precisos e, consequentemente, maior sucesso nos tratamentos.

O Hospital Veterinário São Francisco de Assis conta com o atendimento de profissionais especializados em neurologia veterinária, aumentando a qualidade e a eficiência no tratamento dos nossos amigos com problemas neurológicos.